quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Adolescente vivendo uma vida séria com Deus





“Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”.

Lucas 2.40
A Adolescência é uma época de grandes contrastes: o primeiro e mais marcante é aquele que diz respeito sobre o modo como o adolescente vê a si mesmo. Num momento ele se entende adulto e noutro se compreende criança (mesmo que não diga). Dentre tantos contrastes, o adolescente cristão vive a questão mais delicada de toda a história do seu relacionamento com Deus: o desejo de servir a Deus, sem, contudo, fazer o que Deus gosta, o que é pior, às vezes, gostar daquilo que Deus não gosta! 

Adolescência: transformações e reorganizações


Introdução
A adolescência é uma fase marcada por muitas mudanças, dentre elas, mudanças físicas, emocionais, sociais e tudo isso ocorre em um período curto de tempo. Esta é a fase da vida em que as pessoas associam a “energia”, vitalidade, tempo de descobertas, conhecimento do mundo e de si mesmo. Tudo isso contribui para o desenvolvimento do individuo, entretanto podem gerar muitos conflitos. Por sua vez, os conflitos ou as crises fazem o adolescente refletir sobre sua existência, suas escolhas e o ajudam a traçar suas metas.
Nesta lição vamos estudar mais especificamente sobre as transformações físicas e discutiremos sobre como lidar com nossas emoções em meio a essas mudanças.