quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Adolescência: transformações e reorganizações


Introdução
A adolescência é uma fase marcada por muitas mudanças, dentre elas, mudanças físicas, emocionais, sociais e tudo isso ocorre em um período curto de tempo. Esta é a fase da vida em que as pessoas associam a “energia”, vitalidade, tempo de descobertas, conhecimento do mundo e de si mesmo. Tudo isso contribui para o desenvolvimento do individuo, entretanto podem gerar muitos conflitos. Por sua vez, os conflitos ou as crises fazem o adolescente refletir sobre sua existência, suas escolhas e o ajudam a traçar suas metas.
Nesta lição vamos estudar mais especificamente sobre as transformações físicas e discutiremos sobre como lidar com nossas emoções em meio a essas mudanças.

Desenvolvimento
Então, que mudanças são essas? Acho que conhecemos bem, né...ou não?!
No período da puberdade, que acontece em menos de uma década, ocorrem as mudanças corporais que preparam o corpo para as transformações fisiológicas, isto é, desenvolvimento dos órgãos sexuais que entram em funcionamento e possibilitam a capacidade da função reprodutora.
Além do amadurecimento dos órgãos genitais ocorrem mudanças corporais. Tanto nos meninos quanto nas meninas ocorre um aumento da transpiração e o odor corporal modifica-se; aumenta a altura; peso e o cabelo e a pele tornam-se mais gordurosos podendo aparecer temporariamente seborréia e acne. Mais especificamente, nos rapazes aparecem pêlos nas pernas, no peito, nos braços, nas axilas e na região púbica, a voz muda, aparece a barba, o pênis cresce, a pele fica mais escura e os testículos aumentam. Nas moças os quadris se alargam e os seios aumentam; aparecem pêlos nas axilas e na zona púbica; os órgãos genitais crescem e a sua pele escurece. Outras maturações físicas acontecem, como a ossificação da mão que se completa, aumento do tamanho do coração e dos pulmões.
Essas transformações, que ocorrem na puberdade, são de responsabilidade do sistema endócrino. São os hormônios secretados pelas glândulas sexuais (estrogênio e progesterona nas mulheres e testosterona nos homens) que vão causar as transformações.”
Em meio a esse processo surge a curiosidade a respeito do sexo, sobre sensações de prazer e interesse pelo sexo oposto. Isso ocorre, pois os hormônios estão a mil...
Como lidar com essas mudanças, descobrimento do corpo e de sensações? O que Deus acha disso tudo?
O nosso corpo é santuário do Espírito Santo, convém guardarmos o nosso corpo e coração, estando atentos as Suas palavras 1 Co 6: 12,13,15,16,17,19 e 20.
Deus deve reinar sobre nosso corpo, vida e coração, pertencemos a Ele e somos instrumentos de justiça em Suas mãos. Rm 6: 12 e 13.
O Pai nos ensina a guardar a sua palavra, pois ela nos guarda na tentação. Pv 6: 20-22
Muitas vezes o Diabo quer mostrar para o adolescente que guardar o corpo e os pensamentos é perder tempo, ser careta ou ficar em desvantagem, porém o ele quer é enganar e destruir. Pv 5:1-5 e 9.

Somos feitos para glória de Deus, então nos guardar é essencial para futuramente desfrutarmos de tudo o que o próprio Deus criou. A masturbação, pensamentos impuros e etc são estratégias do diabo
apara nos aprisionar e fazer daquilo que Deus criou algo profano. O sexo, o prazer foi feito por Deus, mas para desfrutarmos disso Ele colocou condições. O Diabo quer nos enganar colocando o que aparentemente é bom aos nossos olhos, pois sabe que o que Deus tem preparado para seus filhos é o MELHOR! Pv 4:18-23.

Conclusão
Duvidas e curiosidade sobre as mudanças que ocorrem conosco é comum e natural, porém algumas vezes procuramos desvendar essas curiosidades de maneira imprópria, como na internet ou com pessoas que não tem princípios cristãos. A melhor orientação que podemos ter é a aquela que encontramos na palavra de Deus. Aproveite sua célula, seu líder para discutir sobre o assunto e se tiver liberdade e oportunidade é bom conversar com os pais. Caso não tenha liberdade de falar sobre esse assunto com seus pais peça orientação a Deus, a seu líder para que você encontre a melhor maneira de conversar sobre isso com eles.
E nunca esqueça, fomos feitos por Deus e tudo em nós existe para glorificá-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário